sexta-feira, 16 de novembro de 2012

TARTARUGUEIROS - Texto de Sandra Fayad

 
TARTARUGUEIROS - Texto de Sandra Fayad 
 
 Você sabe o que significa Tartarugueiro?
 
 Se pensou que são pessoas que caçam, pescam ou vendem Tartarugas, enganou-se. Também não são propriamente tratadores ou cuidadores de Tartarugas em cativeiro.
 
 Tartarugueiros são (uma espécie de) anjos em carne e osso que protegem os ovos das Tartarugas Marinhas. Tartarugar é o verbo que define sua atividade dentro da Fundação PRO-TAMAR, denominada simplesmente Projeto TAMAR, da qual já falei mais detalhadamente em outra matéria.
 
O que fazem afinal os Tartarugueiros?
 
 Geralmente acordam às 3 horas da manhã e vão percorrer de quinze a vinte km de praia silenciosamente a pé à procura de ninhos de Tartarugas, que ainda estão sendo cavados por elas na areia ou onde acabaram de por seus ovos.
 
Se ainda estão saindo da água, aguardam para ver onde elas vão fazer os buracos (ninhos) e ali por os ovos. A ferramenta de trabalho dos Tartarugueiros, nesse primeiro momento, constitui-se apenas do próprio calcanhar e em algumas ripas de madeira de dois metros de comprimento e um pequeno martelo.
 
O calcanhar é pressionado sobre a areia onde parece haver um ninho: se afundar, servirá para confirmar a suspeita; as ripas servem para serem fincadas em volta do local, de onde sairão os recém-nascidos (de 80 a 130, por desova).
- O que significa «por desova»? perguntei ao António.
- Significa dizer que a mesma tartaruga sobe do mar para a praia de três a cinco vezes, com intervalos médios de 12 dias por temporada de reprodução, para por mais ou menos a mesma quantidade de ovos.
- Uau! Como ela é fértil!
 
 Mas sobre a vida das Tartarugas também vamos conversar em outra oportunidade, porque o assunto é extenso e fascinante, pode ter certeza.
 
Voltando aos tartarugueiros, a Base do Projeto Tamar em Pirambu supervisiona quarenta e seis quilómetros de praia. Entrevistei António e Neto, que me contaram tudo o que eles fazem do momento que acordam até o final do seu expediente de trabalho.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário