domingo, 25 de novembro de 2012

LENDA DO PAPARRAZ - Texto de Dulce Rodrigues

 
LENDA DO PAPARRAZ - Texto de Dulce Rodrigues
 
Esta flor é conhecida em Portugal como erva-piolheira ou também paparraz. A palavra «paparraz» vem do árabe habba ar-rãs, que quer dizer «grão da cabeça».
 
Quanto ao nome botânico, é «delphinium» e tem origem na palavra grega «delphis» que significa golfinho, pois para algumas pessoas a forma da flor faz lembrar o focinho de um golfinho. Outras pessoas, todavia, acham que se parece com a pata de uma calhandra, e é pelo nome de pata de calhandra (pied d’alouette) que esta flor é normalmente conhecida em França.
 
A lenda desta flor está associada à guerra de Tróia. Segundo esta lenda, ou mito, em determinado momento da querela Ajax teve de lutar com Heitor em combate singular, do qual nenhum deles saiu vencedor ou vencido. Assim, os dois valorosos guerreiros decidiram fazer uma troca mútua de troféus, e Heitor deu a sua espada a Ajax, tendo este oferecido a Heitor o seu cinturão.
 
Após a morte de Aquiles, a mãe deste pediu que o seu escudo fosse dado de presente ao mais valente de todos os Gregos. Ajax pensou que seria ele o eleito, mas foi Ulisses que recebeu o escudo. Louco de raiva, Ajax quis matar Ulisses e mais outros Gregos, pelo que a deusa Atena foi chamada a intervir. E o infeliz Ajax , enlouquecido, começou a chacinar o gado pensando que eram Gregos.
 
Quando Ajax recuperou o juízo e se apercebeu do que fizera, suicidou-se com a espada que Heitor lhe tinha oferecido, e as gotas de sangue transformaram-se em pequenas flores azuís. E assim nasceu o paparraz!
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário