sábado, 17 de novembro de 2012

Coluna de Jorge Vicente - Paulo Freire

 
Coluna de Jorge Vicente - Paulo Freire 
 
Terminei este fim-de-semana sem saber, exactamente, o que colocar no meu blog que possa fazer justiça à proposta de, todos os dias de cada mês, publicarmos na nossa página algo relacionado com o meio ambiente. Pensei em muitos temas: evolução humana, agricultura biológica, permacultura, biodanza, etc. No entanto, só me veio à cabeça a palavra Educação e o nome de um dos mais importantes pedagogos que o século XX criou: Paulo Freire.
 
Paulo Freire era um homem de esquerda e criou um dos sistemas de ensino mais interessantes que conheço: o Método Paulo Freire que, anos mais tarde, foi uma das maiores influências para a Educação Biocêntrica, de que já falei aqui.
 
Não me vou alongar muito na explicação do Método. Remeto a explicação para os vídeos seguintes:

O primeiro é uma «explicação» superficial do Método e como ele se repercutiu nas comunidades em que foi adoptado:
 
O segundo vídeo utiliza a palavra geradora «barraco» e apresenta mais uma implementação do Método. As palavras geradoras são palavras que o Método Paulo Freire utiliza para a alfabetização e são escolhidas de acordo com as comunidades em que o Método se aplica. As palavras geradoras variam de comunidade para comunidade e são escolhidas sempre tendo em conta a realidade e as vivências de cada comunidade.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário