domingo, 18 de novembro de 2012

Jornal Raizonline nº 197 de 19 de Novembro de 2012 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - As minhas memórias mais próximas (XVIII) - Um projecto que inclui um jornal

 
Jornal Raizonline nº 197 de 19 de Novembro de 2012 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - As minhas memórias mais próximas (XVIII) - Um projecto que inclui um jornal

O facto de falarmos em projecto Raizonline não é uma afirmação vã...o seu sentido encontra-se em vários quadrantes da nossa actividade, alguma mais conhecida por uns outra menos conhecida por outros, mas toda ela existente.

O projecto é essencialmente um projecto cultural que tem como um dos seus princípios base colaborar na sua medida na unificação do entendimento entre os falares dos diversos falantes que utilizam a língua portuguesa como factor comum, neste caso pela forma escrita, aqui e agora onde estou a escrever, mas a rádio, que é falada, como será claro, entra também com a sua vertente no aperfeiçoamento e complementação do processo.
 
Será um projecto que a ser cumprido naquela amplitude que se desejaria acabaria por fazer aquilo que muitas instituições bem financiadas não fazem, podemos dizer sem rebuços isto mesmo.

A institucionalização destes processos apresenta como factor de amputação o grande  distanciamento com os povos e os falares reais de cada um desses povos. Apresenta ainda a actividade de gabinete como elemento principal de actividade, o congresso e o congressinho onde quem aparece nem precisava nada de lá estar porque já sabe que de um lado não se vai dizer nada de interesse e na maior parte dos casos vai-se dizer aquilo que já toda a gente sabe.
 
Valem as almoçaradas e os jantares, as representações numa feira de vaidades em que o mais interessante a discutir por vezes é o que fulana leva vestido na ocasião ou a beleza do seu colar de pérolas.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário