domingo, 18 de novembro de 2012

Entrevista com Dr.ª Amália Faustino Mendes, Mestre em Língua e Cultura Portuguesa

 
Entrevista com Dr.ª Amália Faustino Mendes, Mestre em Língua e Cultura Portuguesa
 
 
A Dr.ª Amália Faustino Mendes, exerce a função de Inspetora Superior de Educação de Cabo Verde e já foi professora em vários níveis de ensino.
 
Amália Faustino Mendes, nascida em S. Miguel Arcanjo, Pilão - Cão - Cabo Verde, onde aprendeu a ler e escrever, frequentando a escola primária. Tem cursos de Professor (básico, licenciatura e mestrado, com médias finais de 16 a 18 valores) e leccionou em todos os níveis de ensino na ilha de Santiago. De 1995 a 1999 fez a sua primeira licenciatura em Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, no Instituto Superior de Educação de então, com 16 valores;
 
Em 1997 concorreu à carreira de Inspetores de Educação, tendo sido aprovada em 1º lugar, deixou de lecionar e passou a exercer a função de inspetora. Em 2004 foi nomeada Inspetora - Geral da Educação de Cabo Verde e exerceu esse cargo até o fim de 2007.
 
Frequentou de seguida um outro curso de licenciatura em Educação - Recursos Humanos e Gestão da Formação, na Universidade do Minho, em Portugal, de 1999 a 2001, e concluiu com a nota de 16 valores. Em 2007 a 2009 frequentou um curso de mestrado em Língua e Cultura Portuguesa, na Universidade Clássica de Lisboa que concluiu com 18 valores.
 
Actualmente, sendo Inspetora Superior de Educação exerce essa função nas instituições educativas de Cabo Verde, no entanto presta também serviço no Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
São seus interesses ainda: nascer e crescer na escrita criativa: poesia e prosa.
 
Mantém ligação virtual com publicações em: os Poetas Del Mundo;
 
«Os Confrades da Poesia» – Amora / Portugal, Jornal Raizonline, U.L.LA. - União Lusófona das Letras e das Artes;
 
 
 
 
 

 
 

1 comentário:

  1. Gostei da publicação, D Arlete. Muito obrigada.
    PS: queria reduzir os detalhes da biografia, ainda posso?
    Um abraço

    ResponderEliminar