quinta-feira, 29 de novembro de 2012

As personagens do meu Natal - Crónica por Maria das Candeias Leal

 
As personagens do meu Natal - Crónica por Maria das Candeias Leal
 
Estava quase tudo pronto! O peru no forno, as batatas cozidas para o puré, o recheio, os vegetais. Pois não queria que faltasse nada às minhas personagens na ceia deste Natal. Elas eram tão importantes que me sentia uma felizarda por tê-las em minha casa na noite da Consoada.
 
As mesas estavam postas. Onde a ceia seria servida, havia uma coberta com a toalha vermelha; sobre ela, o serviço de loiça enramado com pinhas, os talheres de prata, os copos de cristal, os castiçais com as velas verdes e vermelhas. Na mesa mais pequena, com a toalha branca, estavam todos os doces: o bolo de frutas, o de mel, as fatias douradas (rabanadas), o arroz doce, enfim, todas as coisas feitas ao gosto das pessoas que comigo compartilhariam este acontecimento.
 
De vez em quando, dava um retoque na árvore do Natal. Ora mudava uma luz, ou trocava um adorno ou então, sentada no sofá, ficava a olhá-la. No outro canto do sofá, com o terço na mão, estava ela a ver os festejos natalícios na televisão. Como era bom tê-la ali comigo! Por que razão os natais não eram todos assim, com as famílias juntas? Não seria preciso tanta comida, tantos doces, o importante era estarmos todos juntos.
 
Este Natal era diferente; cheirava à frescura do campo, a pinheiro de verdade, cheirava aos natais da minha meninice e aos da infância dos meus filhos. Como foram belos esses natais e como era bom revivê-los!
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário