sábado, 3 de novembro de 2012

Viva el Dia de Los Muertos

 
Viva el Dia de Los Muertos
 
Se em Portugal e na Europa de uma forma geral e no Brasil temos uma visão dolorosa da morte, no México as coisas são bem diferentes: O Dia de Los Muertos é uma festividade tradicional dedicada aos antepassados, que celebra a morte e o ciclo de vida.
 
Pode soar estranho, mas apesar do caráter solene e religioso, não há espaço para tristeza neste dia. Parentes reúnem-se em cemitérios locais para compartilhar comida e diversão com sua comunidade, honrando a lembrança de seus familiares e ancestrais.
 
As manifestações acontecem nos dias 1 e 2 de novembro e são uma fusão do catolicismo com as tradições do povos que habitavam a América Central milênios antes da chegada dos espanhóis.
Acredita-se que as almas dos mortos voltam a cada ano para visitar seus parentes para comer, beber e ser feliz. Assim como eles faziam enquanto estavam vivos. Símbolo da festa, o esqueleto representa os mortos brincando de imitar a vida e assim o lado mórbido da morte é enterrado sob música e lembranças. 
 
 La fiesta
 
 Os preparativos iniciam-se com semanas de antecedência, tudo feito com cuidado e respeito. Em casa é arrumado um altar com fotos, flores, frutas e pratos prediletos do finado, além de alguns de seus pertences pessoais. Tudo decorado com estátuas de santos e de caveiras, ornamentos feitos de papel e muitas velas para guiar os espíritos de volta para suas casas.
 
No primeiro dia, que coincide com o Dia de Todos os Santos católico, celebra-se as almas que se foram ainda crianças, chamado Dia de Los Angelitos. A noite é marcada por uma procissão de velas para o cemitério - La Noche de Duelo, onde as pessoas passam a noite em vigília, orando e dando início ao Dia de Los Muertos.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário