Página de Virgínia Teixeira - Sobre defesa dos animais - Dar a cara pela abolição (das touradas) - Texto de Virgínia Teixeira
As touradas são talvez dos temas mais polémicos no âmbito dos direitos dos animais em Portugal. Como defensora acérrima dos animais humanos e não humanos, nunca tive qualquer dúvida sobre o absurdo que são as touradas e a crueldade que constituem.
Não vou discorrer sobre a questão do animal ser obrigado a ir para a arena onde um «humano» por livre e espontânea vontade se diverte a feri-lo e outros «humanos» pagam para ver o «espectáculo», sentindo prazer com o sofrimento do animal. Não vou dissertar sobre isto simplesmente porque me parece óbvio demais e não há qualquer desculpa que me possa demover.
Não quero saber se os touros são bem tratados durante o tempo de vida que têm porque isso não desculpa a morte estúpida que sofrem, nem o prazer psicopata que os toureiros e espectadores têm nisso.
Nem quero saber da tal desculpa da cultura, porque a cultura de um país deve ser aquilo que os faz sentir orgulho de serem (neste caso) Portugueses, e eu não sei como me orgulhar de saber que em pleno século XXI a tortura contínua em países ditos civilizados, com aqueles que não se podem defender.
Sem comentários:
Enviar um comentário