domingo, 4 de novembro de 2012

Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - Duas tendências que fluem da psicologia humana - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL

 
Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - Duas tendências que fluem da psicologia humana - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL
 
Quando são analisados os pensamentos e atos da vida dos seres humanos, imediatamente se perfilam as duas tendências que fluem de sua psicologia: uma que se manifesta encaminhada para o bem, para a verdade e a razão; outra que se pronuncia para o mal, para o erro e o desvio. Daí nasce, dentro de cada ser, o conflito que promove as mais variadas questões.
 
A primeira dessas tendências incita o homem a descobrir a verdade, fazendo-o sentir por ela uma verdadeira afeição; a segunda se opõe, dificultando em todo o momento essa tarefa. Da pugna constante entre ambas surgem os mais diversos motivos de estudo psicológico, cuja análise denuncia ausência de domínio próprio no desenvolvimento das ideias e nas atividades dos pensamentos.
 
Ocorre assim que, enquanto algumas vezes o homem atua com a melhor disposição de ânimo e elevada conduta, outras vezes toma o sentido oposto, aparecendo como negação de si mesmo. Essa alternativa, manifestada com bastante frequência, é a que lhe impede a realização de muitos de seus melhores anelos, pois é como se estivesse constantemente desfazendo o que havia feito.
 
A maioria dos seres, por carecer de um conhecimento em profundidade sobre este ponto, chega a tornar infértil sua vida e anular, em consequência, todas as suas prerrogativas. Em tais condições, se não consegue vencer a tendência que empurra para o mal, essa maioria fica incapacitada para edificar para si um destino feliz. E sabe-se que, não havendo estabilidade na linha de conduta a seguir e nos juízos ou conceitos sustentados, não é possível a permanência no ser das coisas estáveis, o que leva, inevitavelmente, à incerteza, à dúvida e ao ceticismo, que se resumem numa verdadeira desorientação.
 
Quando o homem não consegue fixar dentro de si as posições que definem o quadro das próprias aspirações, com extrema facilidade se torna um joguete das circunstâncias. E, se não consegue compreender a importância que tem para sua vida o conhecimento das causas que motivam as situações que lhe costumam ser criadas, a fim de se precaver contra toda influência que o arraste na direção do mal, não encontrará a forma de sair delas.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário