sábado, 17 de novembro de 2012

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano.- Monte Alegre do Sul e a Fonte da India Obirici

 
Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano.
 
 Monte Alegre do Sul e a Fonte da India Obirici
 
A cidade de Monte Alegre do Sul, SP, Brasil, protegida pelas últimas ramificações da serra da Mantiqueira, em pleno vale do Rio Camanducaia, fica no circuito paulista das águas, sendo autodenominada Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul.

Nota do autor: Para este texto usei grande parte dos dados históricos publicados no site da Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul (
http://www.montealegredosul.org.br  ). Todas as fotos são de autoria do próprio autor.
 
A natureza, excessivamente generosa, dotou o município de locais privilegiados, onde o homem instalou suas plantações de morango, seus alambiques de cachaça e suas produções de vinhos de mesa. Em fins do regime monárquico, alguns desbravadores de Amparo e Bragança Paulista, se estabeleceram neste bucólico vale do Camanducaia formando sítios e fazendas de café e preservando grandes matas naturais.
 
A fama de nossas águas cristalinas, juntamente com a fertilidade do solo e sua beleza natural, com paisagens montanhosas propiciavam uma serenidade sem igual e uma beleza sem par. No último dia 06, o Prefeito esteve em Socorro representando a cidade de Monte Alegre do Sul no Movimento «Cachoeiras Vivas, diga não às usinas!»
 
Querem implantar em nossa região as CGHs (Centrais Geradoras Hidroelétrica) que nada mais são que Miniusinas Elétricas. Participaram do movimento «Cachoeiras Vivas» a Prefeita de Socorro, que realizou o movimento em seu município, o Prefeito de Monte Alegre do Sul, o Prefeito de Serra Negra, o Prefeito de Lindóia, o Presidente da Câmara de Serra Negra, Vereadores do Município de Socorro e das demais Cidades da Região, Deputado Federal, Deputado Estadual de Minas Gerais e um grande número de pessoas da sociedade civil.
 
As primeiras cachoeiras a desaparecerem de nossa região são as Cachoeiras do Limoeiro I e II, em Bueno Brandão, e, em seguida, cachoeiras de Socorro, Munhoz, Tocos do Mogi.
E, depois, quais serão as próximas a desaparecerem?
 
Os benefícios para a nossa região são muito poucos, pois a energia gerada será colocada em rede distribuidora (CPFL, Bragantina ou outra), não ficando somente em cada cidade onde será construída a Miniusina. Isto gerará pouco benefício financeiro se comparado com os impactos ambientais e sócio - causados. E, com a tecnologia atual, uma usina como esta gera no máximo 2 empregos.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário