sábado, 17 de novembro de 2012

TEXTO DE LILIANA JOSUE - SIMBOLISMO / CAMILO PESSANHA

 
TEXTO DE LILIANA JOSUE - SIMBOLISMO / CAMILO PESSANHA
 
Não é possível demarcar um momento exacto para a entrada de qualquer período literário mas convenciona-se normalmente uma data por qualquer circunstância relevante.
 
Vou fazer uma breve apresentação do SIMBOLISMO em Portugal, mais precisamente CAMILO PESSANHA.
 
Considera-se a entrada em Portugal do período Simbolista com D. João de Castro e a sua obra «Alma Póstuma» publicada em 1861 na Revista Portugal, e Eugénio de Castro depois da sua chegada do estrangeiro com «Aristos» publicado em 1890 e Horas em 1891.
 
Há ainda a referenciar que este estilo esteve muito ligado ao período histórico em que se deu, tal como qualquer outro. Assim, O Ultimato imposto pelos ingleses (que agora não desenvolverei aqui), e a vivência da Primeira Grande Guerra marcou a Literatura desta época.
 
E como se não bastasse deu-se cerca de cinquenta anos depois a Segunda Guerra Mundial com a Nazificação da Europa, embora ambas posteriores aos primeiros simbolistas portugueses, já se sentia um espírito de amargura e falta de crença que levou a que os escritores a refugiarem-se numa escrita muito própria, pois noutros países esta Corrente literária já tinha despertado. Em Portugal acabou por derivar no Saudosismo e Futurismo.
 
Os escritores simbolistas vão dar grande importância à nova cesura do poema alexandrino, quer isto dizer: a pausa que faziam no fim da primeira parte do verso alexandrino, assim como os acentos fixos no mesmo, portanto a musicalidade é fundamental.
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário