sábado, 10 de novembro de 2012

Festas de São Martinho: Castanhas e vinho novo

 
Festas de São Martinho: Castanhas e vinho novo 
 
Em dia de São Martinho, «lume, castanhas e vinho», assim reza o ditado popular. As comemorações em honra deste generoso santo, um dos mais populares do Ocidente, aquecem o coração e fazem esquecer o frio que já se faz sentir nesta época do ano.
 
As festas multiplicam-se e animam Portugal inteiro. O dia é memorável para as crianças e o magusto é motivo de orgulho em todas as escolas. Esta é a festa da amizade, da confraternização, das lendas e tradições.

O outono tem o seu encanto… Aprecie a mudança de cor das folhas. Aproveite para passear com amigos ou família. E é provável que oiça alto e bom som: «Quem quer quentes e boas, quentinhas!». São as irresistíveis castanhas assadas nos tradicionais carrinhos dos vendedores de rua.
 
Tempo de magustos, de provar o vinho novo, a água-pé e a jeropiga. Se gostar de bailarico, dê uns pezinhos de dança ao som da música popular nos arraiais de São Martinho, os últimos deste ano. Está de visita ao Norte? Visite a Feira de São Martinho, em Penafiel, um evento histórico que leva milhares de pessoas a esta localidade à procura de vinho novo, cantares, dançares, gastronomia e artesanato.
 
De igual forma encontra no Algarve, em Portimão, a tradicional Feira que remonta a 1662, animando a cidade durante dez dias.
 
O dia 11 de novembro é o ponto alto destas comemorações, data em que São Martinho foi sepultado, na cidade de Tours, em França. A história deste Santo é uma grande lição de generosidade. Conhece a lenda? São Martinho terá nascido na Hungria e, num dia de inverno, quando se encontrava ao serviço do Imperador, em França, ter-se-á deparado com um mendigo, que pedia esmola sob uma terrível tempestade.
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário