sábado, 23 de março de 2013

Crónica - Fim da reeleição dos políticos - é mesmo uma boa ideia? - Por Se Gyn

 
Crónica - Fim da reeleição dos políticos - é mesmo uma boa ideia? - Por Se Gyn
 
No exaspero por transformações no estado de coisas na política e na administração pública brasileira, muitas soluções drásticas são apresentadas - uma delas é a da eliminação da reeleição dos políticos, que está rodando na Internet, em especial, nos e-mails, Facebook, zonas de comentários de blogs políticos, etc.
 
Se a idade for garantia de conduta honesta, o negócio é mesmo este. E se a proibição de reeleição for a solução, que beleza!, vamos nessa. Mas, nossa história é teimosa e tem muitos exemplos em contrário (e o exemplo de Fernando Collor de Melo como presidente da república serve bem para ilustrar as duas situações)...
 
Não há como fugir: o político inepto, malandro ou corrupto, via de regra, é a cara estampada do eleitor que o elegeu (e aí, os exemplos sobram, inclusive se o caso for de indicar presidentes da república).
 
Ora, a ninguém ocorre plantar ervas daninhas para colher flores no jardim. Como se pode esperar boa administração pública elegendo a escória da política?
 
Tenho a impressão que no ambiente político brasileiro, aquele que se elege para cargo ou mandato de representação política e não é corrupto ou se deixa levar pelas máquinas corruptoras dos governos merecem a reeleição - justamente por se constituir na minoria que alimenta a esperança no futuro do país.
 
O número de exemplos de políticos honestos não são tantos, hoje em dia, mas existem.
 
Entendo que suprimir a oportunidade da categoria inteira dos políticos por causa dos maus, é uma forma de prejudicar e inviabilizar o exemplo e o fruto do trabalho dos bons. O problema do Brasil - e a situação de deterioração do ambiente político brasileiro, afinal de contas, não é a atuação correta dos bons políticos e, sim a ação deletéria dos maus políticos.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário