sábado, 30 de março de 2013

A Páscoa à volta do Mundo - Por Dulce Rodrigues

 
A Páscoa à volta do Mundo - Por Dulce Rodrigues
 
Este mês, um pouco por todo o mundo, umas crianças vão comer deliciosos ovos e coelhos de chocolate pela Páscoa e divertir-se-ão com a caça aos ovos, enquanto outras terão uma Páscoa diferente, seguindo tradições que tanto podem parecer um pouco estranhas nos seus rituais, como revestir um carácter espiritual. Acompanhe-me nesta volta pelo mundo sobre alguns dos costumes mais insólitos das celebrações da Páscoa.
 
Portugal: Amêndoas e folar da Páscoa
 
Portugal é um país onde as tradições gastronómicas variam de região para região, contudo, as tradições da Páscoa generalizaram-se de Norte a Sul e, assim, dão-se e recebem-se amêndoas na Quinta-feira Santa e come-se folar no Sábado de Aleluia ou no Domingo de Páscoa, e este bolo celebra a reconciliação e a amizade. Saberá porquê lendo a respectiva lenda. (Leia aqui),
 
Hungria: Alegria perfumada
 
 Na Hungria, a Segunda-Feira de Páscoa é um dia divertidíssimo – em vez de trocarem ovos da Páscoa, os rapazes visitam as raparigas e deitam-lhes perfume sobre a cabeça! Felizmente que as raparigas agora sabem que já não vão ser regadas com baldes de água, como era costume até há alguns séculos atrás. Depois de encharcarem as cabeças das raparigas com perfume, os rapazes pedem-lhes um beijo e uma prenda, que pode ser um ovo de chocolate, dinheiro ou um coelho da Páscoa. Segundo parece, a rapariga que foi perfumada mais vezes é considerada a mais bonita!
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário