sábado, 23 de março de 2013

Origem do Dia Mundial da Arvore - Texto e fotos de Dulce Rodrigues

 
Origem do Dia Mundial da Arvore - Texto e fotos de Dulce Rodrigues 
 
A origem desta celebração da natureza deve-se ao jornalista e político norte-americano Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação de árvores no estado de Nebraska, criando o «Arbor Day» a 10 de Abril de 1872.
 
O Dia Mundial da Arvore, que celebra também a chegada da Primavera e o renascer de natureza, é observado em quase todos os países do mundo. Contudo, as suas datas variam, não só relativamente aos hemisférios norte e sul, mas também aos próprios países, e em alguns deles até existem dias diferentes conforme as regiões, como é o caso do Canadá e dos Estados Unidos.
 
Em Portugal, a primeira Festa da Arvore comemorou-se a 9 de Março de 1913 e o primeiro Dia Mundial da Floresta a 21 de Março de 1972. Actualmente, ambas as festas se celebram a 21 de Março, que corresponde normalmente ao primeiro dia de Primavera, e essa mesma data foi escolhida por alguns outros países, sobretudo europeus, como a Bélgica. No Luxemburgo, contudo, desde 1991 que se celebra em Novembro.
 
Na República Popular da China, o dia escolhido foi 12 de Março. Na India, celebra-se durante uma determinada semana de Julho. No Japão, tem lugar a 4 de Maio uma cerimónia semelhante, cuja origem repousa na celebração do aniversário do imperador Hirohito, pois, embora a constituição de 1947 tenha dissolvido o Império do Japão, o imperador continua a ser o símbolo do estado e da unidade do povo.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário