sexta-feira, 29 de março de 2013

A Abóboda de Mestre Afonso Domingues - Crónica de Arlete Piedade

 
A Abóboda de Mestre Afonso Domingues - Crónica de Arlete Piedade
 
A propósito da história da Padeira de Aljubarrota, (já com diversas publicações no Jornal Raizonline de vários autores), e da construção do Mosteiro da Batalha, inicialmente chamado de Santa Maria da Vitória, ordenada pelo rei D. João I, como agradecimento á Virgem pela vitória na Batalha de Aljubarrota, resolvi contar-vos outra história desta época e que se passou durante a construção do mosteiro.
 
Como se imagina, nesta época uma obra desta magnitude, levava vários anos até ser concluída, e esta não foi exceção, tendo sido iniciada em 1386 até que em 1517 foi dada como concluída, tendo atravessado o reinado de sete reis de Portugal.
 
D. João I encarregou do projecto e condução das obras, o arquitecto português Mestre Afonso Domingues, que durante anos trabalhou para erguer o grande monumento de estilo gótico tardio, ou manuelino, como veio a ser designado.
 
Mas em 1402 o mestre estava cego e já de avançada idade e o rei resolveu entregar a condução da obra a um mestre irlandês de renome, Mestre Huguet . Na altura em que este arquitecto tomou conta das obras, estava em curso a conclusão de uma imponente sala, a mais extensa do mosteiro, chamada a Sala do Capítulo.
 
Faltava levantar a abóboda, que segundo o projecto do velho mestre Domingues, dispensaria o uso de pilares, sendo totalmente livre de apoios centrais, e seria apenas apoiada nas paredes laterais, segundo o recurso a uma nova técnica de construção.
 
Também devido a ter conhecimento dessa inovação arquitétonica, o rei temendo que os olhos já sem vida do mestre falhassem, resolveu confiar a condução da obra ao mestre estrangeiro.
 
Este querendo sair-se bem aos olhos do patrão real e tendo conhecimento dos receios do monarca, resolveu fazer alterações no projecto, com vista a uma melhoria pensava ele.
 
Trabalhou afanosamente refazendo os cálculos e dirigindo os operários, e na data marcada a abóbada estava pronta, e o seu orgulhoso mestre assim o comunicou ao rei português.
 
 
Leia este tema completo a partir de 1 de Abril carregando aqui.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário