Especial Dia Mundial da Poesia - Arvores, Povos e Poesia - Texto de Arlete Piedade
Celebram-se em todo o mundo a 21 de Março, duas importantes festividades, dedicadas á poesia e ás árvores, ou seja esse dia é o Dia Mundial da Poesia, e também o dia da Arvore.
O Dia Mundial da Poesia, foi instituído pela UNESCO, em 1999, para promover a diversidade de línguas e culturas, através da poesia, e o Dia da Arvore e da Floresta, foi instituído pela ONU para promover actividades em todo o mundo para protecção da floresta e das árvores.
Também nesse dia é comemorado o Dia Contra a Discriminação Racial, e é também no hemisfério norte o dia da chegada da Primavera, em que os dias já são mais longos e a temperatura já lembra o verão pelo seu aumento.
Na verdade estas três efemérides estão interligadas, pois cada vez mais a poesia se assume como um veículo de intervenção e denúncia de realidades em mudança no nosso mundo, como já foi no passado e continua a ser cada vez mais no presente.
Muitas revoluções ocorreram através da força da palavra. Denunciadas as condições de pobreza e exploração através da palavra exaltada e aberta de poetas, escritores e pensadores, levaram ao derrube de ditaduras e á mudança de mentalidades.
E é isso que hoje em dia nos cabe cada vez mais a nós poetas e escritores, usar a força dos nossos versos em defesa de melhores condições de vida, seja para os povos indígenas, seja para as florestas, seja para os rios e os mares, cujo dia também se irá comemorar no próximo dia 27 de Março, Dia Mundial da Agua.
Mas o que são povos indígenas? São os povos originários de uma determinada zona do globo e que viram os seus países e territórios serem invadidos por povos ditos mais civilizados que em procura de riqueza usaram a força para se apropriarem dos recursos dessas terras, expulsando e matando os seus legítimos habitantes, que desde há milhares de anos aí viveram e desenvolveram uma cultura própria e sustentável com o meio ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário