sexta-feira, 22 de março de 2013

Pequim e os Hutongs (Bairros antigos) - Texto e imagens da Dr.ª Irene Fernandes Abreu - Macau - China - Blogue Valium50

 
Pequim e os Hutongs (Bairros antigos) - Texto e imagens da Dr.ª Irene Fernandes Abreu - Macau - China - Blogue Valium50 
 
Para quem visita a cidade de Pequim, atracções como a Cidade Proibida, a Grande Muralha, o Templo do Céu, o Palácio de Verão, etc, são indispensáveis, pois a sua glória e grandiosidade reflectem parte da cultura milenar chinesa.
 
No entanto, há um outro lugar nesta Capital que não se deve perder: são os Hutongs, ou os becos tradicionais chineses, espalhados por alguns bairros mais antigos de Pequim.
 
Fomos visitar um hutong que se situa no bairro de Qianmen, ao sul da Praça da Paz Celestial, no centro de Pequim. Os principais prédios num hutong eram quase todos quadrangulares formando um complexo pela construção de quatro casas ao redor de um pátio.
 
Os pátios variavam de tamanho e design de acordo com o estatuto social dos moradores. Se fosse designado para um alto funcionário ou para ricos comerciantes, eram especialmente construídos com vigas no telhado e pilares lindamente esculpidos e pintados, cada um tinha um jardim ou quintal. As pessoas mais comuns, viviam simplesmente nos pátios construídos de casas baixas.
 
No século XIII, os mongóis fundaram a Dinastia Yuan e escolheram Pequim como Capital. De origem mongol, palavra «Hutong», que designa um conjunto de becos e ruas, foi trazido assim ao quotidiano dos Hans.
 
A zona de Qianmen concentrava o maior número de visitantes na antiga capital chinesa, o que tornou o lugar cheio de lojas, restaurantes e estabelecimentos de entretenimento.
 
Com a chegada constante de moradores, os becos no bairro começaram a ficar cada vez mais estreitos. Em 2003, o governo municipal aprovou o «Projecto para Restauração do Bairro de Qianmen», que foi remodelado conforme o aspecto que tinha nos anos 30 do século passado.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário