domingo, 28 de outubro de 2012

Jornal Raizonline nº 194 de 29 de Outubro de 2012 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - As minhas memórias mais próximas (XV) - A memória

 
Jornal Raizonline nº 194 de 29 de Outubro de 2012 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - As minhas memórias mais próximas (XV) - A memória

Já aqui tenho falado, mais que uma vez até, da importância da memória nas suas mais diversas vertentes temáticas. Também reconheço uma verdade que foi ventilada aqui há dias e em que nós não reparamos muito que é o facto de o saber hoje já ocupar lugar, ao contrário daquilo que se dizia tempos atrás.

Na verdade os fluxos de informação são tão abundantes que temos de gerir essa informação fazendo até por «esquecer» algumas coisas que entendemos que só ficam aqui na nossa cabecinha a atrapalhar.
Evidentemente que a nossa memória não tem espaço definido, mas a nossa atenção não pode estar distraída por factores colaterais cujo efeito se faz sentir nos momentos em que precisamos de direccionar a nossa mente para um dado campo ou para um dado destino.

Dentro desta economia da memória acontece por vezes alguém chegar perto de nós e dizer «mas eu já te tinha falado nisso». Pois já tinha, sim senhor, mas para encontrarmos o fio dessa meada memorial precisamos de mais elementos e isto faz-se quase espontaneamente: pergunta-se quando e onde, por exemplo, essa tal coisa nos foi dita e depois nós inseridos na memória desse mesmo ambiente ou do momento vamos lá buscar tudo aquilo que precisamos para responder: «é verdade e até falaste também em...» qualquer coisa que acaba por dar a certeza a essa pessoa que temos essa tal memória presente. Presente, sim, mas não estava logo ali.

Pois bem, dito isto nós temos a necessidade absoluta de preservar a memória do jornal até porque os elogios sobre o projecto e sobre a validade do mesmo sucedem-se, não propriamente a um ritmo alucinante mas com alguma frequência.

E sabemos que há pessoas que seguem o jornal a par e passo e que reparam nas pequenas e nas menos pequenas orientações que vão sendo dadas de acordo com o ritmo das exigências do nosso público / leitor / amigo.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário