domingo, 21 de outubro de 2012

A CIGANA - CONTO DE Liliana Josué

 
A CIGANA - CONTO DE Liliana Josué 
 
A manhã já se encontrava bem quente e iluminada. Por ela passeava o majestático globo incandescente. Magnífico exaltava a vida, sufocava-nos embalando os passos, dando-lhes um ritmo cadenciado e lento. Quando se condoía tornava-se brando beijando as faces do mundo, outras vezes, para demonstrar o seu poder, insurgia em arroubos violentos, só permitindo ser venerado em respeitosa distância.
 
No entanto, ao despertar, muito cedo, estremunhado, esquecia-se da sua realeza. Aí tornava-se uma criança doce e morna. E ao fim do dia, ensonado, escondia-se no horizonte adormecendo calmamente sem se importar com as carícias dos olhares.
 
Maria do Rosário levantou-se num salto assustado, olhou para o relógio e num gritinho abafado reclamou contra si própria: - Meu Deus lá adormeci eu outra vez.
 O gato, deitado aos pés da cama, ergueu o focinho de orelhas espetadas mostrando um ar curioso, mas depressa se refez poisando novamente o focinho sobre o lençol enquanto se esticava preguiçosamente ronronando feliz.
 
 Ela assustada mas numa sonolência incontrolável dirigiu-se, ao tropeção, para o duche. A água morna, quase fria, invadiu-lhe o corpo e a alma dando-lhe ânimo. Seguidamente engoliu o pequeno-almoço, escovou os dentes num ápice, fez uma festa no gato e abalou porta fora.
 
O calor já ardia nos olhos mas a pressa sobrepunha-se, e lá seguiu ela de passo curto e ligeiro envolta nos seus pensamentos.
 Alguém um pouco mais atrás chamava:
- Pst, menina... ó menina... - em tom meio cantado.
De inicio não acatou o chamamento falando com os seus botões: - De certeza não é comigo – continuando a caminhada apressada para o seu destino.
 A voz tornou-se mais próxima e insistente:
- Menina..., ó menina, olhe para mim só por um bocadinho... .
 Rosário um tanto confusa e ainda duvidosa parou voltando-se para trás.
 
 
 Leia este tema completo a partir de 22/10/2012
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário