sábado, 6 de outubro de 2012

Santa Iria - Recolha e composição de Daniel Teixeira

 
Santa Iria - Recolha e composição de Daniel Teixeira
 
 
Nota Prévia:
 
Aproveitando o facto de se realizar  de 19 a 28 de Outubro a Feira de Santa Iria em Faro fizemos uma pesquisa e uma recolha de textos referentes quer a Santa Iria ela mesma como à Feira de Santa Iria em Faro.
 
Há pelo menos duas versões da Lenda de Santa Iria, tendo no entanto elas em comum o facto do lendário sepulcro final da Santa ser o Rio Tejo, na zona de Santarém, para além de outros aspectos que podem ser curiosos para os estudiosos das Lendas.
 
Santa Iria terá tido como causa principal da sua morte (martírio) a sua extraordinária beleza e a paixão (mundana) que ela suscita se bem que numa Lenda que iremos apresentar a causa tenham sido ciúmes devido a coscuvilhice, num outro caso existe a intervenção de uma poção «diabólica» (fornecida por um «irmão» de convento ciumento) que a faz parecer grávida, despoletando assim duas condições (a sua expulsão do convento e a aparente gravidez) para o trágico desfecho.
 
O assassino num caso e noutro é um Príncipe e/ou um seu vassalo a seu mandado e são-lhe atribuídos vários milagres (muitos segundo a terminologia empregue) sem se referirem outros que não seja o facto de as águas se terem aberto para colocar a descoberto o seu corpo e ainda de a mesma não ter podido ser movida do túmulo (construído pelos Anjos). Acresce o facto de a Rainha Santa Isabel ter visitado o seu túmulo.
 
Sobre esta tragédia se debruçou António Nobre num poema.
 
Quanto à Feira de Santa Iria e por não haver relação de proximidade da Santa com a cidade de Faro é apontada a data de 20 de Outubro (Dia da Santa) como razão para a denominação desta como Feira de Santa Iria.
 
Sobre a história da Feira em si são incertos os dados sobre a sua primeira realização, havendo um hiato de cerca de 200 anos para a data provável da sua primeira realização, o que também veremos nos textos que se seguem.
 
 
 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário