sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Estrangeira (Die Fremde) - Prémio LUX 2010 atribuído pelo Parlamento Europeu - Um filme de Feo Aladag, Alemanha, 2010

 
A Estrangeira (Die Fremde) - Prémio LUX 2010 atribuído pelo Parlamento Europeu - Um filme de Feo Aladag, Alemanha, 2010
 
Ao escrever, realizar e produzir Die Fremde, Feo Aladag aborda um tema universal: o conflito entre o desejo de desenvolvimento pessoal e a pressão social e familiar. Assim, traça o retrato de uma jovem turca, Umay, que escolheu levar uma vida independente num lugar onde a tradição cultural exige que as mulheres se submetam aos homens, sejam eles marido, pai ou irmão. Ao situar a história entre a Alemanha (onde Umay cresceu e se junta à família) e a Turquia (onde está casada e vive com a família do marido), inscreve esta temática no contexto da conciliação das culturas na Europa.

Este documento propõe ao espectador diversas pistas de leitura:
 • a inserção no contexto da realidade dos crimes de honra;
 • uma análise da história, em primeiro lugar sobre o conflito entre o desejo de independência de Umay e a tradição defendida pela família, depois sobre a progressão dramática do filme e, por fim, sobre a sua dimensão feminista;
 • uma análise de alguns processos da criação cinematográfica encenados no filme Die Fremde.

Estes elementos de análise são acompanhados de alguns destaques que retomam certas cenas com vista a definir algumas questões que estas suscitam ou a salientar pistas de reflexão.
 As questões ali levantadas permitirão, espera-se, lançar um diálogo em torno do filme..

Contexto : Os crimes de honra; da realidade para o cinema

Foi a convite da Amnistia Internacional que Feo Aladag iniciou as primeiras pesquisas sobre a violência contra as mulheres, com o objectivo de realizar dois spots de sensibilização. Depois da realização dessas duas curtas-metragens, o interesse pelo tema nem por isso abandonou o espírito da cineasta.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário