quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Lenda do Gerânio ou Sardinheira - Por Dulce Rodrigues

 
Lenda do Gerânio ou Sardinheira - Por Dulce Rodrigues
 
Conta-se que, um dia, Maomé foi para a montanha rezar e que, no regresso ao acampamento, poisou a camisa molhada de suor em cima de um gerânio que crescia ao lado da sua tenda. Então – ó milagre – a flor elevou os ramos para o céu e conservou-os assim até que a camisa estivesse completamente seca.
 
Segundo reza ainda a lenda, na época em que isto se passou a flor do gerânio era um pouco diferente da que conhecemos hoje, pois foi Maomé que a cobriu de belas flores escarlates e aveludadas que enchem o ar com a sua doce fragrância. O profeta ficou de tal modo contente com o serviço que a planta lhe prestou ao segurar a sua camisa para a fazer secar, que quis acordar-lhe esta bênção.
 
O nome desta planta, gerânio, vem da palavra grega «geranos» – que mais tarde deu «geranium» em latim – e que significa grou, por causa da forma dos seus frutos que fazem lembrar um bico de grou. Os Europeus só começaram a cultivar esta planta no século XV quando os navios dos navegadores portugueses a trouxeram da sua terra natal, a Africa do Sul.
 
O gerânio é uma planta bastante útil no jardim, especialmente durante o tempo quente, pois afasta os indesejáveis mosquitos e moscas, verdadeiras pragas dos belos dias de Verão.
 
 
 
 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário