domingo, 7 de outubro de 2012

 
As Férias e Manuel Belmarço - Texto de João Manuel Brito Sousa 
 
Estive em férias nos Braciais, concelho de Faro, durante o mês de Julho. E andei por ali pela cidade e também fui à praia. Testemunha disso é o meu colega e amigo Fernando Oliveira, que se cruzou comigo algumas vezes, quando ambos e cada um a seu modo, fazíamos a nossa manutenção ao longo da dita.
 
Este Fernando Oliveira, que faz o favor de ser meu amigo, foi grande jogador de baskett do Farense do tempo do Vinhas, do Fontainhas, do Sona, do Baltazar, do Hélio e do Samuel, que, por sua vez foi meu colega no ICL à noite em Lisboa.
 
Achei a praia de Faro excepcional, quer para tomar banho quer para fazer longas caminhadas na fímbria do mar. O casamento do mar com a areia fascinou-me. Não conhecia.. Foi muito bom e passam-se nela uns dias de praia excepcionais. A repetir.
 
De pessoal conhecido, além do Fernando Oliveira, vi por lá na praia, o Prof. João Beles que é do meu tempo, com quem troquei algumas impressões e o velho amigo Prof. Luís Isidoro de Estói, igualmente do meu tempo, com quem fui almoçar ao restaurante Arábia, ali para o Montenegro.
 
As tardes, eram porreiros os encontros na esplanada do Aliança, uma espécie de tertúlia onde pontificava um homem do Patacão e amigo, o Custódio Justino, mais a malta do tempo dele do Liceu, o Vedes, o Adolfo Contreiras, o Varela, o Zé Maria Oliveira e outros que não conhecia. Fiquei radiante de ver o Zé Maria, esse grande homem da Pintura, da Literatura e da Filosofia, que continua grande.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário