sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Vida na Floresta Amazónica e suas Lendas

 
A Vida na Floresta Amazónica e suas Lendas
 
 
Os habitantes originais da floresta Amazónica, os índios, ainda moram lá. Alguns vivem em tribos isoladas, como seus ancestrais, todavia muitos destes adoptaram um meio de vida semelhante ao ocidental.
 
As crianças Kaxinawá, um dos maiores grupos étnicos que vivem atualmente na Amazónia, vestem roupas de algodão e aprendem na escola o idioma português e sua lingua, o kaxinawá. 
 Eles conservam seus costumes tradicionais: as meninas gostam de fazer pulseiras e colares de sementes e pedrinhas, assim como artesanato. Os meninos gostam de pescar e caçar com seus pais.
 
Nas florestas, também vivem muitas famílias de agricultores e seringueiros. Os seringueiros vivem da extração da borracha da seringueira, árvore típica da região, que produz o látex (usado para fazer a borracha), por isso, essas famílias moram bem no meio da floresta, porque é lá que estão às referidas árvores.
 
As crianças têm que andar muitos quilómetros para ir à Escola. As casas na Amazónia são construídas de madeira e barro e os telhados são feitos de palha ou zinco.
 
 As pessoas dormem em redes. Quando escurece, a única luz é dos lampiões de querosene, pois, na floresta não há luz elétrica. As crianças não vêem televisão e nem jogam videogame, mas se divertem, jogando peteca e tomando banho em igarapés (rios).
As lenda da Amazônia são heranças dos índios, os primeiros habitantes do Brasil. Algumas modificaram-se com a chegada dos portugueses e hoje fazem parte do Folclóre brasileiro.
 

 Leia este tema completo a partir de 8/10/2012


Sem comentários:

Enviar um comentário