domingo, 14 de outubro de 2012

A COLUNA DE JORGE M. PINTO - CASOS AO ACASO - MEU COMPADRE MUSSORONGO - Minha saudosa irmã negra

 
A COLUNA DE JORGE M. PINTO - CASOS AO ACASO - MEU COMPADRE MUSSORONGO - Minha saudosa irmã negra
 
 MEU COMPADRE MUSSORONGO
 
 Um auxiliar eu tive, (1959/1973) de nome ALFREDO TITI. de quem posteriormente e com muito gosto vim a ser compadre, pois lhe apadrinhei dois dos cinco filhos que lhe conheci .
 Era muito gago e serviu comigo – desde ainda garoto e naturalmente solteiro - na povoação denominada Pedra do Feitiço.
 
Tendo eu sido transferido dessa para outra localidade (São Salvador do Congo, hoje M’BANZA CONGO), com saudade, lhe deixei o meu novo endereço, e coloquei-me ao seu dispor para o que viesse a necessitar.
 Meses depois, estando a trabalhar no meu gabinete que tinha janela para a rua, ouço do lado de fora uma voz bem conhecida que me diz:
- BBBBBBom dia paaaaaatrãããããoooo !
- O que estás aqui a fazer? Como vieste aqui parar ?
 
Minha saudosa irmã negra
 
 CATARINA MIGUEL, era (ou é?) o seu nome !
 Teria os meus nove / dez anitos, (1941) quando ela rondaria já os 13 /15.
 Oriunda de família do centro de Angola (CACONDA), foi praticamente criada no seio da nossa como irmã mais velha, tendo-se mantido connosco até depois do casamento de todos e de filhos nascidos a cada um.
 
Em 1959, ter-se-há casado por sua vez, e seguido o seu destino, jamais tendo dado notícias.
Pelos meios disponíveis, tentei por diversíssimas ocasiões saber dela, e dos seus, mas nunca consegui. nem o mais leve sinal de que existiria ainda.
Entre nós havia uma relação de amizade tão grande como se na verdade irmãos de sangue fossemos.
Cabe-me a grata recordação de ter sido o seu professor pois foi comigo que aprendeu as primeiras letras até chegar a ler correcta e correntemente. Já no que respeita a números, só a lê-los foi preciso ensinar. Era exímia em fazer contas mentalmente, dando no instante, dobros, triplos, quádruplos, metades, terços ou quartos de quantos números (grandes e pequenos) lhe fossem propostos.
 
 Leia este tema completo a partir de 15/10/2012
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário