quinta-feira, 18 de outubro de 2012

NOZ DE ACAJU, pílula de vitamina natural - (do latim «Anacardium - occidentale») - Por Dulce Rodrigues

 
NOZ DE ACAJU, pílula de vitamina natural - (do latim «Anacardium  - occidentale») - Por Dulce Rodrigues 
 
História: Embora a India seja actualmente o maior produtor mundial de nozes de acaju (ou caju), esta planta é originária do Nordeste do Brasil. E aqui vai a história de como esta planta chegou à India.
 
Os Portugueses descobriram a noz de acaju no Brasil em 1578 e levaram-na para a India e também para a parte oriental da Africa. A intenção inicial ao plantarem as nogueiras de acaju não era a produção de nozes para alimentação que só aconteceu mais tarde mas sim impedir a erosão da costa.
 
As árvores adaptaram-se tão bem à India, especialmente na região de Kerala, que acabaram por se naturalizar. Numa das paredes exteriores da igreja ortodoxa de Kottayam, no Kerala, pode ver-se um alto relevo representando um pássaro exótico (provavelmente também trazido do Brasil pelos Portugueses) que tem no bico uma noz de acaju.
 
Origem do nome: A palavra «acaiu» (que deu acaju ou caju em português) vem da língua tupi e significa noz que se produz. Na tradição oral, porém, «acayu» ou «aca-iu» refere-se a ano, uma vez que os indígenas do Brasil contavam a idade a cada floração.
 
Utilizações: As nozes de acaju utilizam-se imenso como aperitivo, especialmente quando tostadas e/ou salgadas. Também são altamente apreciadas cobertas de chocolate, e o seu sabor delicado dá uma ponta de exotismo a sobremesas e até mesmo a outros cozinhados. Mas, são sobretudo as suas virtudes salutares que nos interessam.
 
Virtudes da noz de acaju: Além de terem um bom sabor, as nozes de acaju são fonte de gorduras monoinsaturadas e de minerais essenciais como ferro, cobre, zinco, magnésio e fósforo.
 
Com o seu elevado teor de cobre, as nozes de acaju são assim um óptimo antioxidante, pois contribuem para eliminar os radicais livres, desenvolvem o tecido ósseo e produzem melanina, o pigmento da pele e do cabelo.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário