sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Poesia de Sylvia Beirute - E agora Eu; Nervo em forma de hélice; Poema de Beneficência

 
Poesia de Sylvia Beirute - E agora Eu; Nervo em forma de hélice; Poema de Beneficência
 
 
E agora Eu
 
e agora eu quero
eu quero para depois não querer
 seguir o telefone por uma cidade
 a língua de fora morre na ligação mas é sempre
 a língua de fora
 porque o corpo é objecto do tempo
 e eu agora quero
mas não quero para depois querer
 existir no corpo inabitado
nada mais me absolve
senão o silêncio em pleno voo
 
Nervo em forma de hélice
 
 eu não quero o que já é meu. repito: eu não quero
 o que já é meu. repito com uma variante: eu não
 quero o que será meu. ainda outra: eu não quero
 o que será meu por destino. e outra: eu não
 quero o que é meu em virtude das leis da república.
 e outra: eu não quero o que é alcançável
 com uma simples febre e um rosto que simula
 alguma beleza com veneno respirável.
 e outra: não quero um prazer falso como
 a claridade entre pálpebras.
 e outra: não quero o meu nome próprio e apelido.
 
Poema de Beneficência
 
introduza um colapso numa dúvida. recolha-a por elementos. coloque perguntas ao redor. as respostas situam-se entre tempos verbais. um detalhe apaga-se para dar lugar a outro. a memória como um todo. qualquer força para medir é uma inexpressão na arte. não há um só caminho aberto em direcção a um caminho aberto. imperdibilidade é um modo feio de beleza. as coisas mais belas são decíduas porque não assíduas. como aquele fragmento de biografia sem palavras que procura corporalidade no texto. o seu instinto difásico é como um diálogo em que as duas linguagens se friccionam e encontram como que numa orla central em que tudo o resto se autopune até à morte, ficando um quadro de órgãos estrelados. quem entrou aqui introduziu um colapso numa dúvida, recordo. quem tem dúvidas não morre verdadeiramente. recolher elementos de dúvida é uma ocupação como qualquer outra. os ocupados não morrem. a estética escultural do olfacto é mais importante do que as auto-estradas.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário