domingo, 14 de outubro de 2012

ANOS 60. O BNU E A ESCOLA COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FARO - Texto de João Manuel Brito Sousa

 
ANOS 60. O BNU E A ESCOLA COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FARO - Texto de João Manuel Brito Sousa
 
Nos anos 60, o BNU em Lisboa e no País, era um emprego invejável devido à solidez da instituição e garantia da continuidade.
 
Da Escola Comercial do meu tempo empregaram-se pelo menos aí uns cem alunos que entretanto tinham terminado o curso comercial. A malta fazia o quinto ano e empregava-se na Banca.
 
Comparativamente com a malta do Liceu, nós os «costeletas» levávamos vantagem, pois dominávamos a definição de letra, livrança, depósitos à ordem, a prazo e com pré aviso, a definição de juro e muitos outros conceitos de aplicação na banca.
 
Mas o mais importante de tudo é que dominávamos a contabilidade geral ou financeira. Todas estas matérias eram fundamentais para um bom desempenho na Banca. E a Escola Comercial deu grandes homens nessa área, graças aos ensinamentos do Dr. Uva e da Dr.ª Florinda.
 
O BNU era talvez nessa época o maior banco pois era banco emissor. No BNU em Faro, trabalharam do meu tempo o Zeca Nobre e o Zé Bartílio da Palma. O gerente, o César Nobre, é irmão do Zeca, é de uma anterior geração mais antiga. Penso que o primeiro espaço que o BNU ocupou em Faro não foi na Rua de Santo António mas não tenho a certeza.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário