domingo, 14 de outubro de 2012

COLUNA DE JOSE GERALDO MARTINEZ - CONTO MINEIRO

 
COLUNA DE JOSE GERALDO MARTINEZ - CONTO MINEIRO
 
Rafael aparece trazendo um crânio encontrado no quintal, para o pavor da mãe e irmã que depenavam uma galinha para o almoço domingueiro, na bucólica cidadezinha situada na zona da mata, ladeada pela Serra da Mantiqueira, cuja topografia irregular pintava os tetos dos telhados antigos, além das inúmeras construções que resistiram ao tempo da corrida ao ouro nas «Minas Gerais».
 
Prefiro não citar o nome, muito embora se o fizesse, estaria colaborando na divulgação da tal cidade que escondia atrás de seu secretário municipal da cultura, um homem gordo e preguiçoso ( cargo de confiança) que se limitava apenas na mostragem das fotos das cidades históricas, São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas do Campo, Ouro Preto... exceto de sua cidade que apesar de pequena, guardava muito da história brasileira e mineira dos inconfidentes e da própria colonização.
 
Voltando a Rafael, mineirinho arteiro e traquina, acompanhado de outros garotos que se revezavam com o tal crânio a atormentarem as meninas do lugar. O padre foi chamado, além do delegado de polícia para investigar o tal crânio encontrado, misteriosamente, no quintal de Rafael.
 
A notícia não demorou a se esparramar e o menino passou a ser manchete no jornal, o que lhe causava orgulho toda vez que se via segurando o tal crânio. Tétrica, não fosse tão cômica a história ocorrida nos anos oitenta, lá na zona da mata mineira.
 
Não demorou e dona Jacinta, benzedeira conhecida do bairro e respeitada vidente, receber a visita de meia dúzia de caveiras em seu quintal. Uma delas ainda tinha cabelos e tudo indicava ser de uma mulher. Caprichosamente uma outra acomodou-se no canto da varanda, exatamente encostada em um dos pilares, como se a tomar uma fresca na manhã chuvosa.
 
A cidade entrou em polvorosa e o prefeito tentava abafar os fatos que de certa forma afugentava os poucos turistas que por lá passavam pois, pela localização geográfica, estava perto das principais cidades turisticas e os hotéis seriam mais baratos.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário