domingo, 7 de outubro de 2012

O Silêncio de Lorna - Filme

 
O Silêncio de Lorna - Filme
 
Filme sóbrio, que voluntariamente deixa em segundo plano a problemática acerca da imigração em países desenvolvidos para centralizar Lorna, mais precisamente o silêncio de Lorna.
 
Intimo e humano
 
A conquista de outra nacionalidade pelo sinuoso atalho conhecido como falso matrimónio sob o olhar penetrante dos Dardenne. Mais interessados no mecanismo ativo de sobrevivência do ser humano, a dupla de cineastas declina a implantação de um conjunto analítico e crítico direcionado à ilegalidade imigratória, uma atitude que mesmo isolada é suficiente para suprimir traços documentais.
 
«O Silêncio de Lorna» (2008) é um drama intimista, primeiro filme dos irmãos com intervenção musical apesar da espécie de silêncio contida na estrutura. A atriz Arta Dobroshi, que conseguiu o papel mesmo desconhecendo o idioma francês, recitando foneticamente as falas no teste, interpreta a lacónica Lorna do título; personagem central, cuja trajetória delineia o destino dos secundários, praticamente centralizada como líder no cerne da narrativa, posição que diverge de sua incômoda submissão ao sistema criminoso.
 
Envolvida na máfia de casamentos ilegítimos, prática conhecida por burlar as normas de fiscalização de imigrantes, a albanesa Lorna está na Bélgica portando a tão sonhada nacionalidade. Seu arranjado casamento com um belga toxicómano está com os dias contados, precisa ser anulado para a execução de outra fraude, dessa vez com um russo disposto a pagar pelo serviço.
 
A transação exige urgência e, sendo assim, a máfia no controle começa a providenciar a viuvez de Lorna ― agora belga oficializada ―, fato que irá desimpedi-la rapidamente, sem burocracia. Não obstante, a injeção de mais dinheiro não é uma certeza, pois existe uma opinião dissonante, além da real possibilidade de drástica mutação dos sentimentos.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário