sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ensaio de orquestra um filme de Fellini - A estratégia da aranha - José Carlos Avellar - Umberto Zuanelli, Prova d'orchestra de Federico Fellini

 
Ensaio de orquestra um filme de Fellini - A estratégia da aranha - José Carlos Avellar - Umberto Zuanelli, Prova d'orchestra de Federico Fellini
 
Ensaio de orquestra (Prova d'orchestra) é o décimo sexto filme de Fellini. Foi realizado em 1978, entre Casanova (1976), e A cidade das mulheres (1979), bem antes de E la nave va (1983).
A ideia de um filme sobre um ensaio de orquestra, no entanto, esclarece o diretor, é coisa antiga. Surgiu pela primeira vez, ele nem se lembra quando, trinta anos antes, durante um ensaio para a gravação da música de um de seus primeiros filmes.
 
Surgiu de novo, e de novo, e sempre, disso ele se lembra bem, nos ensaios para a gravação da música de seus filmes seguintes, ocasiões em que experimentava uma sensação especial:
«Um sentimento de surpresa e de incredulidade diante do milagre que se realizava debaixo de meus olhos. Eu via chegar ao estúdio de gravação indivíduos muito diferentes uns dos outros, carregando seus instrumentos e carregando também seus problemas pessoais, cada um com seu senso de humor, sua doença, seu rádio de pilha para ouvir o futebol.
 
E maravilhado observava que desse contexto de confusão e desordem, desses colegiais rebeldes, à custa de repetidos ensaios, chegava-se a fundir aquela massa heterogênea numa forma única, abstrata mesmo, que é a música. Essa operação de ordenação da desordem provocava em mim uma grande emoção».
 
Percorrer o caminho inverso, tentar uma operação de desordenação da ordem que está na tela, isso é o que o espectador deve fazer para melhor se relacionar com Ensaio de orquestra. Quebrar a unidade da forma. Pegar o filme «como massa heterogénea» mesmo. Pegar os personagens como anotações soltas, como esboços independentes do contexto em que existem.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário