sábado, 20 de outubro de 2012

Eduardo Ferreira Moura - Breve Ensaio Empírico Sobre o Amor.

 
Eduardo Ferreira Moura - Breve Ensaio Empírico Sobre o Amor.
 
O amor é um conceito determinado por Sir Isaac Newton em sua obra inaugural em Física, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, publicada em 1687.

Newton nomeou Lei da Gravitação Universal a força fundamental de atração entre objetos por causa de sua massa. Assim, o universo permanece unido, os gases quentes do sol permanecem no sol, a massa da lua provoca as marés na terra, e os planetas se mantêm gravitando em suas órbitas, por exemplo.
 
Essa força é determinada pelo produto das massas dos corpos dividido pela distância entre eles, multiplicado pelo valor da gravidade; estando todas as medidas no sistema internacional. Dessa maneira, a todas as forças de atração que não obedecem a essa ou nenhuma outra lei fisicalista, chamamos amor.

Essa força de atração está sujeita à teoria de dualidade matéria - energia, tal como a luz, que comporta-se ora como partícula, ora como onda, possuindo propriedades dessas duas modalidades conforme o experimento, ou seja: amplitude, frequência e polarização.
 
A variação desses três elementos define o adjetivo que caracteriza essa força de atração, o amor: de pai, de irmão, de esposa, de marido, de amante, de vizinho, primo, de desconhecido, de amigo, de inimigo e etc. Por exemplo, a utopia acreditada pelo senso comum, de que existe um amor pleno em amplitude, frequência e polarização, é o que chama-se amor de mãe.

Nota-se, portanto, que amor pouco tem a ver com o que a cultura chama de relações amorosas, embora todas as relações amorosas sejam perpassadas de amor. Compreender o que é isso, o amor, leva a entender em boa parte o fracasso evidente da maioria das relações de que se tem notícia.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário