domingo, 7 de outubro de 2012

Frans Krajcberg - a arte como experiência total - vida e militância. - Por Se Gyn

 
Frans Krajcberg - a arte como experiência total - vida e militância. - Por Se Gyn
 
O ambientalismo e conservação ambiental hoje, mais que um ideal, virou moda e até meio de vida, tendo um lugar certo e garantido nas mais diversas agendas políticas e da atuação das instituições, além de possuir um lugar ou nicho reservado e diversificado, dentro do mundo das manifestações artísticas, havendo também uma lista razoável de artistas que produzem arte ligada ao ambientalismo, ou de qualquer forma, articulada com a política de conservação ambiental.
 
Neste tema, porém, o artista polonês Frans Krajcberg é decano, em nosso país. posto que sua arte sempre esteve formalmente ligada à militância ambiental e, nesse sentido, fala por si, tal a sua força pictórica, a temática e seu tratamento, além excelência de sua técnica longamente apurada, o que salta da mais simples contemplação.
 
Na sua obra, nem sempre é possível separar nela o que é o pictórico e o que é militante, vez que esta é clara e direta, verificada desde o discurso, até a sua realização. Em seu caso, a postura politica está introjetada na arte, sendo ali um de seus componentes.
 
Faz tempo, o ambientalismo virou oportunidade e, até, oportunismo. O discurso em favor da preservação ambiental se encontra em lugares e situações um tanto suspeitos ou inóspitos, além de se encontrar nas embalagens mais controversas ou dissimuladas. Na obra de Krajcberg, não. Sua sincera militância se confunde com seu fazer artístico, sendo parte de sua história de vida.
 
Europeu de origem, fixou-se em nosso país e segue vivendo conforme escolheu viver, isto é, imerso totalmente no mundo de sua arte, estruturando, dia a dia, um fantástico universo de formas e imagens. Ele começou a descobrir o Brasil pelo estado do Paraná, mas, não sei se por deslumbramento, senso histórico, ou uma jornada messiânica de natureza pessoal, fixou-se no sul da Bahia, estado onde iniciou-se o custoso processo que levaria ao surgimento do Brasil (país, pátria, nação e, enfim, sentimento).
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário