quinta-feira, 4 de outubro de 2012

UMA LENDA HINDU - Por Dulce Rodrigues

 
UMA LENDA HINDU - Por Dulce Rodrigues
 
Geralmente, conto aqui todos os meses a lenda de uma planta que floresce no mês em questão. Desta vez, contudo, vou contar-vos uma velha lenda hindu cujas características filosóficas nos farão reflectir e darão igualmente cor e beleza à nossa vida.
 
Segundo essa lenda, outrora todos os homens eram deuses. Mas abusaram de tal modo da sua natureza divina que Brama, o Senhor dos deuses, decidiu retirar-lhes esse poder divino e escondê-lo em lugar onde lhes fosse impossível encontrá-lo. O problema, contudo, era encontrar esse esconderijo.
 
Brama convocou, pois, todos os deuses menores a fim de resolver este problema, e a sugestão que eles lhe deram foi enterrar a divindade do homem bem no fundo da terra. Mas Brama respondeu-lhes que isso não seria suficiente pois o homem escavaria a terra e acabaria por reencontrar a sua natureza divina.
 
Então os deuses sugeriram que se atirasse para o fundo do mar a natureza divina do homem. E de novo Brama lhes respondeu que, mais tarde ou mais cedo, o homem exploraria as profundezas do mar e a recuperaria.
 
Os deuses menores já não sabiam que outros lugares poderiam existir, quer na terra quer no mar, onde o homem não conseguisse chegar um dia.
 
Então Brama disse: «Vamos fazer o seguinte com a natureza divina do homem: vamos esconde-la bem no fundo de si mesmo, pois será esse o único lugar onde o homem nunca a irá procurar.»
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário