domingo, 28 de outubro de 2012

O que é escravidão? - Por Ivone Boechat

 
O que é escravidão? - Por Ivone Boechat 
 
No dicionário, escravidão (denominada também escravismo, esclavagismo e escravatura) é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre o outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força.
 
Como se poderia definir o trabalho escravo? Seria aquele em que o ser humano é visivelmente explorado pelo patrão, até à morte, visando lucro? Será aquele que se impõe ao coitado do trabalhador, tapeado pelos sorrisos, promessas, elogios, vales, destaques, bônus e a remuneração aviltante registrada na carteira de trabalho?
 
Aí vem a questão: o salário mínimo não seria a institucionalização da escravidão? Claro que ele dá direito à aposentadoria, jamais compatível com aquilo que o trabalhador investiu. Dá direito ainda aos postos médicos (sem médicos) às Escolas (faltando professores) à segurança (com muita bala perdida). Há outros direitos: direito de ficar na fila esperando dez horas pelo «atendimento médico», direito de ficar na fila do transplante á espera do coração, do rim, enfim, porque o trabalhador de salário mínimo, geralmente, não só espera, ele é o maior fornecedor de tudo isto.
 
O que seria escravidão? Um professor ser obrigado a trabalhar em três escolas, pagar as passagens, cursar faculdades caríssimas, tentar se vestir com dignidade e chegar ao trabalho com um largo sorriso, um vidro já vazio de novalgina no bolso, levando esperança às crianças brasileiras? Ser obrigado a mentir todo dia e ensinar que tudo vai melhorar? O salário? Vá conferir a luta do professor para ganhar aquilo que ainda não é o mínimo «estabelecido» por lei para a sobrevivência... isto é escravidão?
 
Seria escravidão beber o coquetel que a mídia despeja goela abaixo da sociedade, ininterruptamente, com o gosto amargo de notícias selecionadas de tudo o que acontece de ruim, com o objetivo de manter o viciado freguês ? Quando se escuta uma avaliação fajuta, uma estatística inventada, um resultado falso, uma opinião comprada, um acordo em desacordo com tudo o que é digno, e sabe-se que isto interfere em todas as decisões do «informado» povo. Eleição fica sendo um sequestro com reféns? Será isto escravidão?
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário