sábado, 6 de outubro de 2012

Santa Iria - A Feira de Faro - As origens da Feira de Santa Iria em Faro - Recolha e composição de Daniel Teixeira - As origens da Feira de Santa Iria em Faro

 
Santa Iria - A Feira de Faro - As origens da Feira de Santa Iria em Faro - Recolha e composição de Daniel Teixeira - As origens da Feira de Santa Iria em Faro
 
Apesar das profundas alterações sociais, económicas e culturais que se registaram na sociedade portuguesa ao longo das ultimas décadas, é curioso verificar que um pouco por todo o pais ainda subsistem feiras e romarias que, na era do consumismo global, da internet e dos centros comerciais, contribuem para manter viva uma parte da memória histórica das aldeias, vilas e cidades portuguesas. Neste sentido, a realização da Feira de Santa Iria não constitui excepção, representando o perpetuar de uma tradição que se perde no tempo.
 
Mas o que sabem os farenses sobre as origens da sua Feira de Santa Iria?
 
Durante alguns anos acreditou-se que teria nascido em 1596, com o objectivo de ajudar a cidade a ultrapassar a depressão económica em que havia mergulhado, consequência directa do ataque realizado pelos corsários Ingleses do Conde de Essex, que meses antes haviam roubado e incendiado a cidade. Esta opinião, defendida pelo Professor Pinheiro e Rosa, com base em fontes manuscritas do século XVIII, seria mais tarde contrariada pelo Professor Joaquim Romero Magalhães, para quem o ano de 1596 foi o ano da atribuição da franquia da Feira e não da sua criação.
 
A tese do Professor Romero Magalhães levanta por isso a questão da origem exacta da Feira de Santa Iria.
 
Dada a escassez documental existente, dificilmente saberemos um dia, ao certo, o ano em que se realizou a primeira Feira de Santa Iria. Contudo, alguns dados apontam para uma provável origem medieval. De facto, considerando a importância regional da cidade de Faro durante a idade média, e se levarmos em linha de conta a acção governativa dos Reis D. Afonso III e D. Dinis, responsáveis pela atribuição de um grande número de cartas de feira a diversas localidades portuguesas durante o século XIII, incluindo a de Loulé, cuja criação remonta a 1291, não seria de todo improvável que a feira de Santa Iria tivesse sido fundada em data bastante anterior ao ano de 1596.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário