sexta-feira, 10 de maio de 2013

Stanley Kubrick - Fotografias em Portugal - Introdução e recolha de Daniel Teixeira

 
Stanley Kubrick - Fotografias em Portugal - Introdução e recolha de Daniel Teixeira 
 
Já aqui neste jornal foram feitas algumas referências a Stanley Kubrick, nomeadamente referindo a sua actividade cinematográfica, através de filmes por muitos considerados como exemplares.
Referimos dois filmes de Stanley:
 
Horizontes de Glória, que é um filme emblemático dentro de um género de narrativa muito específica, com um forte travo a antimilitarismo, versando sobre eventos da 1ª Guerra Mundial e sobre uma paradoxal decisão disciplinar do Exército Francês, o que levou a que a exibição do filme fosse proibida em França. (Ver aqui: Paths of Glory (Horizontes da Glória) - Texto e organização de Daniel Teixeira - O livro e o Filme)
 
e Laranja Mecânica (A Clockwork Orange), um filme extremamente violento, com algum grau de antecipação temporal ficcionada. Há mais filmes emblemáticos de Stanley Kubric, mas não cabe aqui fazer-lhe uma referência mais longa tanto mais que optámos por dar a conhecer uma sua faceta, relativamente pouco conhecida do público em geral, que é o seu talento para a fotografia.
 
Ver aqui sobre a Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) do livro de Anthony Burgess ao filme de Stanley Kubric - Texto e organização de Daniel Teixeira - Laranja Mecânica - Anthony Burgess - Título do original: A Clockwork Orange.
 
Pequena Biografia:
 
Stanley Kubrick (Nova Iorque, 26 de julho de 1928 — Hertfordshire, 7 de março de 1999) foi um cineasta, roteirista, produtor de cinema e fotógrafo americano.
 
Considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, foi autor de grandes clássicos do cinema, como Spartacus (1960), Dr. Fantástico (1963), 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), O Iluminado - The Shining (1980), entre outros.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário