sábado, 4 de maio de 2013

Pacquiao em Macau - Crónica de Leocardo - Blogue Bairro do Oriente - Macau - China

 
Pacquiao em Macau - Crónica de Leocardo - Blogue Bairro do Oriente - Macau - China
 
Manny Pacquiao vem a Macau em Novembro. Ena, mal podemos esperar. Mas quem é Manny Pacquiao, afinal? Ele é provavelmente o maior atleta Filipino da actualidade, e quem sabe de todos os tempos.
 
Em que desporto, perguntam os mais distraídos? Boxe. Sim, boxe. Murros, porrada, apostas legais e ilegais, milhões em jogo, combates mais cozinhados que muitas caldeiradas, gajos que se atiram para o chão ao mais leve toque e esperam que o árbitro conte até 10 com o olhinho meio aberto. Chamar ao boxe de «desporto» é lisonjeiro. Eu chamar-lhe-ia…hmmm…«entretenimento». E é mais ou menos como o «ballet». Ou o circo. Não chega ao ridículo do «wrestling», mas em termos de credibilidade anda lá perto.
 
Estranho que num país tão simpático como as Filipinas, o 12º mais populoso do mundo com mais de 100 milhões de habitantes, o desportista mais popular seja um lutador de boxe. Os Filipinos não têm tradições no futebol ou outro qualquer desporto de massas, e apesar de serem ávidos fãs de basquetebol, os resultados da sua selecção de «bola ao cesto» fica muito aquém do entusiasmo. Caso para dizer que qualquer coisa falhou na formação e no investimento em termos de desporto naquele país. Uma nação tão populosa que não ganha medalhas olímpicas tem provavelmente outras coisas com que se preocupar. O quê exactamente, não sei.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário