domingo, 26 de maio de 2013

Crónica de Arlete Piedade - Viagens ao longo do Rio Tejo - Almeirim

 
 
Crónica de Arlete Piedade - Viagens ao longo do Rio Tejo - Almeirim
 
Almeirim é uma cidade, situada na margem esquerda do rio Tejo, em frente a Santarém, da qual dista cerca de 10 Kms. Capital do concelho com o mesmo nome e de uma vasta região agrícola, que compreende as lezírias do Tejo, ricas planícies de aluvião, que as cheias periódicas do rio, enriquecem e tornam férteis para diversos tipos de cultura, dos quais se destacam, as vinhas e os melões, bem como vários produtos hortícolas, como tomates, milho, morangos e outros.
 
Almeirim é uma cidade antiga com vestígios de ocupação humana desde a pré-história. A presença romana fez-se notar nestas paragens, pois por aqui passava a via militar romana, partindo de Lisboa para Mérida, capital da Lusitânia, datando-se do séc. I a ocupação de terrenos.
 
Mas tem sobretudo uma história rica em acontecimentos relacionados á corte portuguesa, cujos reis nos séculos XV e XVI, elegeram esta localidade como local de recreio para passarem férias e temporadas mais ou menos longas, devido ao seu clima ameno.
 
Nesse tempo o rio Tejo era navegável até Santarém, e a peste grassava em Lisboa. Por isso em procura de melhores ares, toda a corte se deslocava para Almeirim, que passou a ser chamada a Sintra de Inverno, tendo o rei D. João I, mandado construir um palácio em Almeirim, para seu veraneio e descanso, bem como dos reis que lhe sucederam.
 
Dedicava-se á caça e outros passatempos, como a lide de touros, e a criação de cavalos, nascendo assim a tradição das touradas. Todos os assuntos da corte eram despachados em Almeirim, e os fidalgos passaram a construir os seus palácios na cidade, para onde se deslocavam em conjunto com o rei. Toda a gente que dependia do rei e das intrigas e ambiente da corte, se deslocavam também para Almeirim. Sem a via fluvial que o Tejo constituía, tal não seria possível.
 
Nos tempos actuais Almeirim é célebre pelos seus produtos agrícolas, nomeadamente o vinho e o melão. Famosa pela sua gastronomia e os seus restaurantes que todos os fins-de-semana acolhem muitos visitantes vindos de outros pontos do país especialmente para passarem o dia em Almeirim e aqui almoçarem.

Leia este tema completo a partir de 27 de Maio carregando aqui.


 



Sem comentários:

Enviar um comentário