sábado, 25 de maio de 2013

Emília das Neves e Luís da Câmara Leme

 
Emília das Neves e Luís da Câmara Leme
 

Nota: Durante as nossas «viagens» pela Internet encontramos por vezes informações dispersas às quais não conseguimos dar valor ou articulação.
 
Neste caso, encontrei primeiro num site de um Alfarrabista a capa do Livro abaixo. Procurei saber quem tinha sido a actriz Emília das Neves e encontrei na reunião do conjunto uma história de amor (proibido para a época) mas que mereceu da parte do amante um elogioso volume de 600 páginas.
 
Tendo em consideração a biografia e a bibliografia de Luís da Câmara Leme acho que isto diz muito...de notar que ambos tinham a mesma idade sensivelmente (1819/1820) e que a actriz faleceu aos 63 anos, 21 anos antes do seu amado que faleceu aos 85 anos de idade.
 
Daniel Teixeira
 
 Emília das Neves de Sousa, a Linda Emília (1820 — Lisboa, 19 de Dezembro de 1883) foi uma actriz dramática portuguesa de grande relevo durante o século XIX, a primeira grande vedeta feminina a surgir em Portugal.
 
Biografia
 
 Era filha de um Açoriano da Freguesia de São Bartolomeu dos Regatos, em Angra do Heroísmo, um dos Bravos do Mindelo, razão pela qual a Freguesia lhe dedica a toponímia de um dos seus arruamentos. Foi amante de Luís da Câmara Leme.

Emília das Neves, a Linda Emília, surgiu nos teatros quando tinha 18 anos em 1838 e seria aplaudida até 1883. Trazida para o Teatro sob a égide de Alexandre Dumas, foi uma das grandes figuras do meio teatral português da geração romântica, ombreando com os Epifânios, os Teodoricos e o Rosa-Pai. Ficaram memoráveis os seus desempenhos, em particular os seus papéis nas peças Judith, Proezas de Richelieu, Joana a Doida, Gladiador de Ravena e Maria Stuart.
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário