sexta-feira, 24 de maio de 2013

Da inocência obstinada - Texto recolhido em As Leituras de Madame Bovary


Da inocência obstinada - Texto recolhido em As Leituras de Madame Bovary
 
Há algum tempo que não me deixava tocar por um livro. Tenho andado arisca a literaturas, concentrada em usar as pernas para andar. Tentando manter os pés no chão e a cabeça nas nuvens.
 
Mas às vezes o sonho faz sentir a sua falta nas mãos inquietas que fumam demasiado. Foi assim na manhã alegre de sábado em que encontrei o livro Os Cães e os Lobos. Confortadas pela presença do livro, as mãos abrandaram junto ao peito, trocando a compulsão do fumo pelas palavras límpidas de Irène Némirovsky.  
 
Não concordo com o texto da contracapa que apresenta a obra como «um romance sobre a infância e a inocência perdida, uma obra-prima indiscutível da literatura do século XX». A cada leitor o seu livro: para mim, é um romance sobre a infância e a inocência obstinada.   O enredo acompanha a história solitária de Ada, uma judia pobre que se apaixona por Harry, filho de um rico banqueiro judeu. Através da narração deste amor insensato, conhecemos a diferença entre os cães e os lobos.
 
Os lobos desejam com toda a força das suas almas, cravam os dentes nas presas da sua esperança e não largam. Conseguem privar-se dos bens essenciais e decorativos mas não abdicam das suas alucinações interiores.



Sem comentários:

Enviar um comentário