sexta-feira, 3 de maio de 2013

Breve história do descobrimento do Brasil (para aqueles que detestam livros escolares) - Por Miriam de Sales Oliveira

 
Breve história do descobrimento do Brasil (para aqueles que detestam livros escolares) - Por Miriam de Sales Oliveira
 
A ERA DOS DESCOBRIMENTOS
 
NAQUELES tempos em que o Brasil nem era Brasil, aqui moravam os índios ,que andavam nus pelas florestas, em total liberdade, viviam da caça e da pesca e guerreavam uns aos outros.
 
Mas, na Velha Europa a conversa era outra; gente civilizada, douta, educada, bem vestida, morando em palácios e sempre á busca de novos conhecimentos e aberta ás aventuras. Como os portugueses, desbravadores dos mares, que, nos seus navios, cortavam o mundo.
 
A lenda da Ilha Brasil ou Ilha do Brazil, Ilha de São Brandão ou HY Brazil, também chamada Ilhas Afortunadas, vai longe e ocupou a imaginação de muita gente boa. Muito antes de Cabral, ou seja, desde os fenícios se falava nesta terra mística e desconhecida, cheia de riquezas á espera de quem as quisesse buscar. Muitos povos visitaram esta terra, como os fenícios, gregos e celtas que comerciavam o pau – brasil, segundo a lenda, daí o nome do país Hy Breasil, que significa «descendente dos vermelhos»,devido ao fato de alguns desses povos fenícios nunca mais voltarem á sua terra natal, vivendo muito felizes nestas terras do Brasil. Essa lenda, jamais provada, legou á terra brasileira uma ideia de riqueza e prosperidade, um paraíso terrestre que atiçava a imaginação dos europeus.
 
Nos tempos, ditos, modernos, os primeiros europeus a visitarem a costa brasileira foram os espanhóis comandados por Vicente Pinzón. Mas, coube aos portugueses a glória da conquista da terra desconhecida e trazê-la á civilização  dos brancos.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário