domingo, 16 de dezembro de 2012

O Que é Segurança do Trabalho ? - Textos de Autores: Michel Santáguita Oliveira e Tharciso Luís R. de Araújo - Turma XIII de Técnico em Segurança do Trabalho Senac Jaboticabal-SP.

 
O Que é Segurança do Trabalho ? - Textos de Autores: Michel Santáguita Oliveira e Tharciso Luís R. de Araújo - Turma XIII de Técnico em Segurança do Trabalho Senac Jaboticabal-SP.
 
A Segurança do trabalho não é uma atividade recente, porém há ainda muitas duvidas e até mitos sobre sua área de atuação e sobre a função/formação do Técnico em segurança do Trabalho, uma profissão promissora em virtude da crescente preocupação e compromisso das empresas em relação ao bem estar dos colaboradores.

Como docente nesta área, acredito ser fundamental não só conscientizar meus alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho da Unidade do Senac de Jaboticabal, sobre sua importância como profissionais, mas também esclarecer quem é este profissional e como ele pode ajudar na melhoria de vida das empresas e colaboradores.

O texto abaixo foi formulado pelos alunos da Turma XIII em TST.

Segurança do Trabalho ou Segurança Laboral

é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. é uma das áreas da Segurança e Saúde Ocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.

Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho:
- Prevenção de acidentes
- Promoção da saúde
- Prevenção de incidentes

Segurança do Trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário