domingo, 16 de dezembro de 2012

Poesia de Dulce Saldanha - PANTUM; O que restou afinal?

 
Poesia de Dulce Saldanha - PANTUM; O que restou afinal?  
 
PANTUM
 
 O PANTUM é um poema de origem Malaia, introduzido na Europa por Victor Hugo. Foi muito utilizado por Olavo Bilac e Alberto de Oliveira.

Suas regras consistem em intercalar versos de forma que o 2º e 4º verso de cada estrofe passem a ser o 1º e 3º verso da estrofe seguinte. O último verso do poema tem de ser similar ao que iniciou o Pantum. Vejamos:

A carta que te escrevia
 escrevia e molhava
 na dor que ali havia
 o meu pranto a salgava.

Escrevia e molhava
 lágrimas do meu desgosto
 o meu pranto a salgava
 ao deslizarem no rosto.
 
O que restou afinal?
 
 Uma estrelinha eu vi
 perdida no areal,
 lembra a vida que eu vivi,
 também me perdi por ti...
 e o que restou afinal?
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário