domingo, 23 de dezembro de 2012

POEMAS DE NATAL - De: Ruy Belo(Poema de Natal); João Cabral de Melo Neto (Cartão de Natal ); Natália Correia ( Falavam-me de amor)

 
POEMAS DE NATAL - De: Ruy Belo(Poema de Natal); João Cabral de Melo Neto (Cartão de Natal ); Natália Correia ( Falavam-me de amor)
 
 Poema de Natal
 
é dia de natal a festa da família um deus nasceu
 não me sinto sozinho mas estou sozinho
 toda a minha família sou só eu

 Levo nas algibeiras alguns versos e caminho
 quando sinto de súbito o desejo de reler o herculano
 a única pessoa que nos livros e na vida hoje me faz falta
 única companhia para o meu natal

 Entro nas poucas livrarias de peniche
 e gasto em livros de herculano o dinheiro que tenho

 O herculano entre outras coisas bem sabia distinguir os tempos
 sabia o que num tempo é distinto de outro tempo
 tinha muitos amigos entre os seus e meus antepassados
 e deu sempre à verdade o que os demais costumam dar à vida

 
Cartão de Natal
 
 Pois que reinaugurando essa criança
pensam os homens
reinaugurar a sua vida
e começar novo caderno,
fresco como o pão do dia;
pois que nestes dias a aventura
parece em ponto de voo, e parece
que vão enfim poder
explodir suas sementes:
que desta vez não perca esse caderno
sua atracção núbil para o dente;
que o entusiasmo conserve vivas

 
Falavam-me de amor
 
 Quando um ramo de doze badaladas
se espalhava nos móveis e tu vinhas
solstício de mel pelas escadas
de um sentimento com nozes e com pinhas,

 
menino eras de lenha e crepitavas
porque do fogo o nome antigo tinhas
e em sua eternidade colocavas
o que a infância pedia às andorinhas.

 
Depois nas folhas secas te envolvias
de trezentos e muitos lerdos dias
e eras um sol na sombra flagelado.

 
 
 Leia o texto completo a partir de 24/12/2012 carregando aqui.
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário