Lendas de Natal - Por Dulce Rodrigues - «A Lenda do Pinheiro» e «A Lenda das Pinhas de Prata»
A Lenda do Pinheiro
Quando a Sagrada Família era perseguida pelos soldados de Herodes, houve muitas plantas que lhes ofereceram abrigo. E, segundo conta a lenda, uma delas foi precisamente o pinheiro. Essa é a estória que lhe vou contar.
De muito fugirem aos soldados, a Virgem Maria sentia-se já muito cansada. Os pés doíam-lhe de andar tanto e os braços mal podiam com o Menino, que carinhosamente levava ao colo.
Assim, José, o seu marido, resolveu parar junto à berma de uma floresta de pinheiros para que ela pudesse repousar um pouco. Descobriu então um velho pinheiro, onde na Primavera os passarinhos vinham construir os seus ninhos, e cujo tronco estava, por isso, quase todo oco e podia oferecer-lhes um maravilhoso abrigo e esconderijo.
José disse à Virgem Maria para entrar para dentro do tronco do pinheiro com o Menino Jesus. Ela assim fez, e José entrou logo depois.
A Lenda das Pinhas de Prata
Era uma vez uma família muito pobre, que mal tinha pão para comer e lenha para se aquecer.
O Natal estava quase à porta e fazia muito frio, mas a mãe decidiu ir apanhar pinhas na floresta mais próxima, que depois venderia no mercado. Com o dinheiro da venda, compraria comida para alimentar a família.
Assim que apanhou a primeira pinha, ouviu uma voz perguntar-lhe:
- Porque é que estás a apanhar as minhas pinhas?
- Porque é que estás a apanhar as minhas pinhas?
A mãe levantou a cabeça e viu um anão, a quem contou a sua triste história. O anão teve um sorriso bondoso e disse-lhe:
- Vai até ao próximo bosque e colhe lá as pinhas, pois são muito melhores do que estas.
Sem comentários:
Enviar um comentário