sábado, 15 de dezembro de 2012

JORNADA CREPUSCULAR - POR: DR. MARIO MATTA E SILVA - Atenção: Portugal está em alerta cinza - escuro

 
JORNADA CREPUSCULAR - POR: DR. MARIO MATTA E SILVA - Atenção: Portugal está em alerta cinza - escuro

Ao voltar da minha jornada pelo crepúsculo tudo me parece estar a ficar em alerta cinza - escuro. Este não é um alerta meteorológico mas sim económico - político.
 
Alerta por estarmos em ano de eleições. Já vão aquecendo as turbinas e ganha-se velocidade para as acostumadas promessas ao povo, de todos os lados e quadrantes, para ver quem ganha votos.
Porém o crepúsculo desce manso e mostra-nos sem subtilezas as manhas que vão por aí em acaloradas retóricas que fazem pasmar qualquer incauto ou menos avisado, que não saiba lidar com a distinção precisa entre o falso e o verdadeiro.
 
O partido que nos governa vai fazendo o seu cozinhado, misturando partido político e Governo, para darem estatísticas animadoras, promessas absurdas, tudo no maior dos alaridos.

Ai desacreditada «política de pacotilha», como já lhe chamava Ramalho Ortigão, nos finais do século dezanove.
 
O Parlamento anda todo alvoroçado, com os deputados do poder e os da oposição engalfinhados na maior das «guerras de capoeira» da legislatura.
Toca a pedir maiorias absolutas e a acenar com eventos à «Magalhães», obras públicas e subsídios disto e daquilo. Toca a atirar contrapropostas ao governo, das bancadas da oposição, em golpes de rins de malabaristas.
 
Vamos deitar mão dos sofismas tão apetecidos dos políticos para manobras de persuasão. Discursos acalorados e promessas bisonhas não irão faltar dentro ou fora do hemiciclo.
E esta malvada da recessão poderá agravar-se por influência de uma indefinição politica que um ano de eleições sempre traz. A economia agrava-se mais no nosso país que noutros de maior importância e maior capacidade económica, mesmo que a braços com uma mesma recessão.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário