sábado, 15 de dezembro de 2012

Lenda do Azevinho - Por Dulce Rodrigue

 
Lenda do Azevinho - Por Dulce Rodrigues 
 
Na época de Natal, por todo o lado se vêem ramos de azevinho com as suas bagas coloridas de vermelho. Talvez muitos de vós não saibam como é que esta planta se tornou, de certo modo, um símbolo desta quadra festiva, por isso, vou contar-vos como isso aconteceu.
 
O azevinho era a planta sagrada de Saturno que, na mitologia romana, era o equivalente do antigo titã grego Cronos, pai de Zeus. Era essa planta que os antigos Romanos utilizavam durante a Saturnalia, uma das festividades pagãs que está na origem da data de 25 de Dezembro para a celebração do Natal.
 
Durante essas festividades, os Romanos ofereciam uns aos outros coroas de azevinho e decoravam também as estátuas de Saturno com ramos desta planta. Os primeiros Cristãos adoptaram esta tradição, a fim de não levantar suspeitas e para evitar perseguições, e foi assim que o azevinho perdeu o seu carácter pagão para se tornar num símbolo cristão, típico da quadra de Natal, pelo menos nos países ocidentais: as suas folhas pontiagudas representam os espinhos da coroa que Jesus levava na cabeça; o verde da sua folhagem representa a vida eterna; e o vermelho das suas bagas, o sangue de Jesus.
 
 Como não podia deixar de ser, existe também uma lenda cristã associada a esta planta. Segundo essa lenda, quando a Sagrada Família era perseguida pelos soldados do rei Herodes, que queria mandar matar o Menino Jesus, houve muitas plantas que lhes deram protecção.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário