quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

NATAL: RECUPERAR E SALVAR A HUMANIDADE - Por Helena Emília

 
NATAL: RECUPERAR E SALVAR A HUMANIDADE - Por Helena Emília
 
Natal e mais uma vez somos convidados a vivenciar essa realidade de um Deus que assume a nossa história humana para redimi-la e salvá-la, no amor.
O natal expressa de maneira profunda a beleza do mistério da encarnação do Senhor: «Por Ele (Jesus), realiza-se hoje o maravilhoso encontro que nos dá vida nova em plenitude. No momento que vosso filho assume nossa fraqueza, a natureza humana recebe uma incomparável dignidade: ao tornar-se Ele um de nós, nós nos tornamos eternos».
 
Esse mesmo sentido aparece na oração a qual mostra que a vida de Jesus restabeleceu a dignidade do ser humano e ao mesmo tempo faz um convite para participarmos da sua vida divina: «ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos o privilégio de participar da divindade do vosso filho que se dignou assumir a nossa humanidade.»
 
A partir daí já podemos pensar que, no plano de Deus não existimos para a perdição, mas para a salvação. O próprio Jesus afirma essa verdade no Evangelho de S. João quando diz: «Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele (3,17).»
 
A condição pecadora do ser humano não é obstáculo para a manifestação da graça de Deus, pois Ele é o Deus da bênção e não da maldição ou condenação. Ele aposta tudo na pessoa humana para realizar a salvação da mesma e, assim concretizar seu eterno plano de amor. Mostra com isso que ser humano tem valor e precisa ser tratado com respeito e dignidade.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário